Nesta terça, 18 de outubro, o Trato pelo São José, Programa Ambiental da CASAN, começa a ampliar seu trabalho no bairro Bela Vista, em Chapecó. Anteriormente, as equipes já iniciaram as visitas nos bairros Engenho Braum, Jardins e Alvorada.

Neste momento o objetivo é informar os moradores sobre o funcionamento do programa e a importância de receber a equipe que realiza testes no sistema de esgoto nos imóveis.

Já na próxima segunda, dia 24 de outubro, o programa inicia o trabalho de vistoria às residências. Os pontos de esgoto serão testados com corantes não poluentes e, no caso de irregularidades, o dono do imóvel é orientado sobre a alteração que precisa fazer. As adequações dentro do imóvel são de responsabilidade do usuário.

Desde o início dos trabalhos, em 23 de agosto, o Trato pelo São José realizou 799 vistorias, com apenas 58 imóveis ligados corretamente à rede de esgoto.  A caixa de gordura ausente ou com tamanho inadequado é um dos problemas mais recorrentes encontrados.

 Integrante da equipe Trato pelo São José em ação de panfletagem e informação no bairro Bela Vista.  / Tarla Wolski

SOBRE O TRATO PELO SÃO JOSÉ

Executado em Chapecó pela empresa JPR Ambiental, o Trato pelo São José vai permitir que durante os próximos 12 meses uma equipe formada por técnicos e auxiliares de campo realize vistorias em imóveis situados na bacia hidrográfica do Lajeado São José para identificar problemas nas conexões com a rede pública de esgoto. Os trabalhos serão desenvolvidos nos bairros Alvorada, Cristo Rei, Bela Vista, Engenho Braun, Jardins e São Cristóvão.

A partir de uma abordagem que mescla vistorias,orientação técnica gratuita e ações educativas, os Tratos pelo Saneamento são programas realizados pela CASAN para combater a poluição causada pelo esgoto irregular.

O objetivo é regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental com ações de orientação e conscientização da comunidade.

Além do Trato pelo São José, em Chapecó, a CASAN desenvolve outros quatro projetos similares: Trato pelo Capivari, em Florianópolis; Trato pelo Araújo, em São José; Trato por Laguna e Trato por Criciúma, no Sul do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *