CHAPECÓ: Localizado no bairro Engenho Braun, o Lajeado São José é um dos principais pontos para captação e abastecimento de água em Chapecó. Pensando na preservação ambiental e no bem-estar da comunidade, uma das ações da CASAN para melhorar a qualidade da água é o TRATO PELO SÃO JOSÉ, um programa que promove vistorias na rede de esgoto, orientação técnica gratuita e ações de educação ambiental. 

Segundo a Bióloga da CASAN Karling Fernanda Schuster, a proximidade com a zona urbana traz impactos na bacia hidrográfica e diversos desafios ao abastecimento de Chapecó. A bióloga também salienta que existem casas em áreas de banhado, e tudo isso contribui para produção de lixo e de esgoto sanitário em um volume que a infraestrutura de Chapecó não estava preparada para lidar. 

Atualmente Chapecó conta com quase 50% de coleta e tratamento de esgotos, uma infraestrutura de saneamento fundamental para conservação da Bacia Hidrográfica do Lajeado São José. Porém sua operação plena e os benefícios para o ambiente e a saúde pública dependem de ações conjuntas entre a Companhia de Saneamento e a população.

“Com o TRATO PELO SÃO JOSÉ  a CASAN trabalha para melhoria da qualidade das conexões  ao sistema de esgoto  para evitar as ligações clandestinas que levam o esgoto ao meio ambiente. A Bacia Hidrográfica desse rio é um bem comum de toda a população de Chapecó, e precisamos cuidar dela para garantir um dos recursos mais importantes para as famílias, que é a água”, reforça a bióloga da CASAN.

 Equipes do Trato pelo São José realizando visitas no bairro Bela Vista / Ass. JPR Ambiental

 


SOBRE O TRATO PELO SÃO JOSÉ

Executado em Chapecó pela CASAN, com apoio de profissionais da empresa JPR Ambiental, o TRATO PELO SÃO JOSÉ vai permitir que durante 12 meses uma equipe formada por técnicos e auxiliares de campo realize vistorias em imóveis situados nesta bacia hidrográfica, para identificar problemas nas conexões com a rede pública de esgoto. Os trabalhos serão desenvolvidos nos bairros Alvorada, Cristo Rei, Bela Vista, Engenho Braun, Jardins e São Cristóvão.

 

Esse é mais um projeto Trato pelo Saneamento da CASAN, que conta com iniciativas semelhantes em Florianópolis, São José, Laguna e Criciúma para combater a poluição causada pelo esgoto irregular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *