Desde que foi criado, em agosto do ano passado, o programa ambiental da CASAN Trato pelo São José já realizou mais de 3 mil vistorias na rede de esgoto nos bairros Engenho Braun, Jardins, Alvorada e Bela Vista. Entre os imóveis fiscalizados, somente 6,5% estavam corretamente conectados ao Sistema de Esgoto da Companhia. Entre as principais inadequações estão ausência de caixa de gordura ou caixa de gordura irregular.

              Com diálogo e informação técnica das equipes que atuam no programa, 12,5% destes imóveis já se regularizaram. Os outros estão orientados e devem fazer contato no prazo de 60 dias para nova vistoria e confirmação das adequações. Ao diagnosticar os problemas,  os profissionais deixam com o morador uma ficha técnica com instruções e prazo para realizar as obras.

           A Companhia reitera que os proprietários que já receberam a primeira visita das equipes e já fizeram os devidos ajustes devem entrar em contato com o Trato pelo São José para agendar uma nova vistoria e receber o certificado de regularização. Caso ainda tenham dúvidas, podem entrar em contato pelo telefone 49 9.8886-4551. Imóveis não regularizados serão encaminhados para a vigilância sanitária, que tomará as medidas cabíveis, incluindo multa.

           O chefe da agência CASAN em Chapecó, Bruno Comunello Eleotero, ressalta a importância do programa: “Saneamento e saúde pública estão sempre um ao lado do outro. Aqui em Chapecó, com o Trato pelo São José sendo realizado dentro da bacia hidrográfica na qual a gente faz a captação, melhoramos a qualidade da água consumida no município. O investimento em saneamento representa mais qualidade de vida e saúde para a população”.

O morador do bairro Engenho Braun, Pedro Paulo Paz, já fez os reparos em seu imóvel e recebeu o certificado.   “O programa é muito bom. Já recebi o certificado que meu imóvel está regularizado. É muito importante para os filhos, os netos da gente, a família e para o meio ambiente também”.

SOBRE O TRATO PELO SÃO JOSÉ

Lançado em agosto de 2022, o Trato pelo São José já vistoriou mais de 3.000 imóveis localizados na bacia hidrográfica do Lajeado São José. Os trabalhos são executados pela empresa JPR Ambiental, à serviço da CASAN.

Com o programa a CASAN trabalha para melhoria da qualidade das conexões  ao sistema de esgoto e para evitar as ligações clandestinas que levam o esgoto ao meio ambiente. As ações de fiscalização e diagnóstico de ligações irregulares de esgoto sanitário são realizadas em localidades dentro da Bacia Hidrográfica do Lajeado São José, principal manancial de captação de água para abastecimento de Chapecó.

Os técnicos testam, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva, verificando se estão de acordo com as normas técnicas vigentes de saneamento básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *