Em execução desde agosto do ano passado, o programa ambiental da CASAN Trato pelo São José está renovado por mais 12 meses. O trabalho é voltado à fiscalização da ligação de esgoto ao sistema da CASAN, orientação técnica e educação ambiental.
A renovação do contrato leva em conta os resultados obtidos nesta primeira edição na cidade de Chapecó. No primeiro ano foram realizadas aproximadamente seis mil vistorias nos bairros Engenho Braun, Jardins, Bela Vista, Alvorada e São Cristóvão.
Mais de 60 milhões de litros de esgoto passaram a ter o destino correto devido às vistorias e orientação da equipe do Trato pelo São José. No primeiro momento o trabalho foi realizado nos bairros mais próximos à bacia hidrográfica do Lajeado São José. O próximo bairro a receber a visita das equipes será o Cristo Rei.
Equipes do Trato visitam os imóveis, fornecem orientação técnica e realizam testes para verificar a correta ligação à rede coletora de esgoto. O trabalho tem com objetivo colaborar com a conservação do Lajeado São José, principal fonte de abastecimento de água do município de Chapecó. Na nova etapa o trabalho continuará sendo executado pela JPR Ambiental, empresa vencedora da licitação aberta pela CASAN.
Atualmente a Companhia possui seis programas Trato pelo Saneamento em execução: Trato por Criciúma, Trato por Laguna, Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari (em Florianópolis), Trato pelo Araújo (São José) e Trato pelo São José (Chapecó).